A Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza on-line cinquenta e dois títulos da Coleção de Textos Clássicos
Uma das conquistas da era Covid 19 tem sido a da expansão ou crescente familiaridade com o universo digital. A acessibilidade a toda uma diversidade de conteúdos, que já era ampla , explodiu numa miríade de novas possibilidades de audiovisualizações ‘virtuais’.
Editoras, salas de espetáculo, livrarias, grupos musicais, museus, galerias, teatros e muitas outras estruturas e formações, têm vindo a disponibilizar on-line, uma diversidade de produtos e serviços, por vezes de modo gratuito. A sensibilidade para a visualização mediada eletronicamente de filmes, concertos, óperas, livros, peças de teatro, entre tantos outros conteúdos culturais, aumentou substancialmente nos últimos meses.
É neste âmbito que a Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza ao público, através do seu site, um conjunto de textos clássicos em formato digital. Esta medida enquadra-se na primazia ao formato digital que a Fundação garante a partir deste momento, pretendendo disponibilizar de modo faseado, um conjunto de referências de modo gratuito e acesso universal. As 52 publicações já acessíveis podem consultar-se ou ser obtidas integralmente em https://gulbenkian.pt/publicacoes/.
Por entre os muitos desafios que atravessam o nosso quotidiano de resistência à Covid 19, e alguns movimentos obscurantistas que se expandem sob o nosso olhar de perplexidade, multipliquem-se as boas notícias como esta.
Paula Gomes-Ribeiro
Comentários